terça-feira, 29 de março de 2011

Mukongo Mbila

Mukongo Mbila e Lembá


Conta uma lenda que Mavambu dono do jogo de cawris, teria perdido seus oráculos, porque Mukongo Mbila (o caçador) ou Teleku Mpensu (o pescador menino), qualidade  deste Nkisi teria pedido a posse deste a sua mãe Kisimbi, ela como uma mãe dedicada ao filho, atirou areia ao olhos de Mavambu roubando-lhe quinze búzios pois o restante que completaria os dezesseis ficara na mão de Mavambu, mas assim tornando Mukongo Mbila o dono do jogo.




Mukongo Mbila segundo lenda teve origem nas águas do côco 'kioko' e os primeiros habitantes da terra ao beberem de sua água tornaram-se grande caçadores devido a comerem e beberem do fruto dessa árvore sagrada.
Herdeiro de Unhanga Ngenga e caçador apaixonado, saiu um dia à caça, contra a opinião de  Samba, sua mãe, que tinha presságios funestos. De fato, morreu à luta com um búfalo. 





Divindades das florestas, fartura, fertilidade, caça e intuição.
Kitala Mungongo, Banxi, Tawá Mungongo, Sandanguanji, Kasanguanji, Mukongo Mbila ( Mbilú) [caçador, dono do jogo e filho de Mutakalombu], Teleku Mpenso [pescador juvenil], Lambaraguanje, Kabila, Katalambô, Mutalambô, Muhanguê, Gongojá, Tala Keuala, Kutala, Ariré, Sibalaê, Kaiza, Ndaró, Mbaadi (Deus ancião em kikongo), Nguê, Gangola, Burungunzu, Mungongo, Lamukitala, Tauami, Mbambi, Dinhanga, Mutombi, Muzanguê, Musuke, Nkongo, Sibalaé, Kitalandê, Kaitimba, Watarianga, etc




Texto retirado do livro: Luvembo, raízes perdidas do fundamento Bantu.

4 comentários:

  1. Devolvo toda a glória ao Dr. Alashira pelas coisas maravilhosas que ele fez na vida de minha família desde que o conheci. Especialmente por encerrar a estéril de 10 anos em minha família com o bebê. Minha esposa e eu nos casamos em agosto de 2008, mas tivemos desafios de fruto do útero desde então. Eu vim com vários desafios notáveis, entre os quais onde o desemprego, os problemas acadêmicos e a falta de filhos, mas o Dr. Alashira me entregou um após o outro através de um encontro em diferentes testemunhos que eu vi on-line. meus problemas, ele disse que eu não deveria entrar em pânico que tudo vai ficar bem. Após o primeiro encontro milagrosamente, consegui um emprego. e ele também conheceu outros desafios e me deu algumas tarefas a fazer ... e coisas a serem feitas. .ele me disse com precisão, inúmeras vezes que a única maneira de superar qualquer desafio da vida é acreditar em tudo o que eles pedem para você nunca duvidar e eu duvidei. Eu nunca duvidei do Dr. Alashira no ano passado, em abril, minha esposa foi aos hospitais que foi confirmar grávida..Dr ALA SHIRA se prova fiel a si próprio e ao seu mundo, encerrando a estéril de 10 anos e nos deu um menino saltitante em 9 de dezembro de 2018 / Eu lhe dei toda a glória. Te louvarei para sempre por seu trabalho maravilhoso ... por favor, em qualquer situação, ele pode ajudá-lo vá até ele_ e-mail dr.Alashirao1@gmail.com WhatsApp +2348034395438 obrigado e acredito que ele irá ajudá-lo também ..

    ResponderExcluir
  2. Que o Todo-Poderoso continue a abençoar o Dr. Alashira pelo seu excelente trabalho ... há quase um ano que venho solicitando uma carga para estourar minha empresa, mas sei como me inscrevi em muitas organizações, mas não consegui encontrar as equipes e condições. Eu desisti disso por um empréstimo ... minha empresa continuava caindo dia após dia Eu queria vender a empresa porque as coisas não estavam funcionando bem e conhecia equipamentos ... eu entre em contato com um amigo para compradores antes que ele me dissesse como Alashirahelphiminkeepingis negócios indo e ele está obtendo lucro agora .. Entrei em contato com o Dr. Alashira e expliquei tudo a ele ... ele me disse o que conseguir e eu fiz isso ... eis a organização para a qual solicitei empréstimo e me informei. eles me deram um empréstimo de (500.000 $) EUA..que pagaram e minha empresa está indo além das minhas expectativas .. Que o nome dele seja ótimo..por favor, irmãos irmãs em qualquer situação, existe uma solução que nunca perca a esperança, apenas acredite que ele ajudará envie um email para dr.Alashirao1 @ gmail.com WhatsApp +2348034395438 obrigado pela leitura

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu nome é harriet estava passando por um artigo e descobri sobre um homem chamado The great dr alashira .Eu sofro de problemas de separação com caras diferentes. Eu tive que entrar em contato com o lançador de feitiços .para meu homem, Ben, Ben estava no máximo Para outras mulheres, mas acredito que eu poderia tê-lo de volta e fazê-lo ficar.lo e eis que o grande Grande alashira me ajudou. Steve e eu vamos nos casar em breve O grande Alashira é um homem tão bom, ele também ajudou a interromper o problema de parada cardíaca, Se você tiver algum problema, entre em contato com ele neste e-mail:

    Entre em contato com ele para o seguinte e veja o excelente trabalho de O grande alashira, email dr.alashirao1@gmail.com whatsap +2348034395438
    (1) Se você quiser seu ex-marido.
    {2} Se você quer ser muito bem sucedido
    (3) Se você estiver procurando por um emprego
    (4) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (5) Você quer que mulheres / homens corram atrás de você.
    (6) Se você quer um filho.
    (7) Você quer ser rico.
    (8) você quer obter Magias Casadas
    (9) Remova a doença do seu corpo Feitiços
    (10) Feitiço de negócios
    (11) Números vencedores da loteria
    (12) Traga de volta o amor perdido, mesmo para reduzir seu peso.
    e muito mais …… .email dr.alashirao1@gmail.com whatsap +2348034395438

    ResponderExcluir
  4. todo mundo que estou aqui para compartilhar meu testemunho sobre um grande homem, um homem de paz e ama um restaurador de casas, meu nome é (Sra. Julian), tenho um problema de saúde (obesidade). Como obeso, pesava 176 kg tudo o que é possível para administrar meu tratamento sem sucesso "Tomei todas as maneiras de chá chinês, chá Lipton, chá verde e até chá da Austrália e alguns suplementos alimentares relacionados. Meu peso continua disparado até o dia em que entrei em contato com muitos médicos e amigos para obter ajuda, mas todos estão disponíveis Testemunho de Isawa de um homem que estava livre do HIV através da ajuda do médico Alashira e de muitos outros testemunhos como uma senhora que o Dr. Alashira ajuda na restauração de sua casa, eu disse a mim mesmo que lhe permitisse experimentá-lo e entrei em contato com ele. Ele me disse que não deveria me preocupar se minha condição não voltaria a ser a mesma.Então, ele me perguntou se eu acredito e eu disse Sim, eu acredito, ele me disse o que fazer e disse que enviaria algumas ervas que eu vou levar, eis que apenas alguns dias eu estava vendo algumas mudanças, as ervas começaram a funcionar em mim , Comecei a perder peso, agora peso 100kg ,,, estou aqui para reconhecer a bondade do médico Alashira por seu grande trabalho, prometo compartilhar o bom trabalho ao mundo pela sua intervenção no meu peso, você pode enviar um e-mail para dr. .alashirao1 @ gmail.com ou WhatsApp +2348034395438, por favor, acredite que ele o ajudará em qualquer tipo de situação: questões de casamento, negócios, ampliação de poder em pau e muito mais E-mail dr.alashirao1@gmail.com WhatsApp + 2348034395438. ele ele vai te ajudar..Obrigado ....

    ResponderExcluir